Certamente você já se perguntou sobre o que é IMEI, para que ele serve e como saber qual é o seu. 

Em casos de furtos e roubos de celulares, saber o IMEI é importante para evitar que problemas maiores aconteçam, como invasões em suas contas bancárias e redes sociais.

A seguir, separamos as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

IMEI

Afinal, o que é IMEI?

Ele nada mais é que uma sequência de código única, composto por números e caracteres especiais, para identificar um aparelho celular. O IMEI torna cada aparelho rastreável e afirma a sua originalidade.

O nome IMEI, na verdade, é a sigla de International Mobile Equipment Identify, vindo do inglês e traduzido como Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Esse código é importante para algumas situações, mas podemos destacar as principais, como:

  • Em casos de furtos e roubos, para realizar o bloqueio do celular;
  • Para verificar se o aparelho que você deseja comprar é válido e original, principalmente se o celular for seminovo ou usado.

IMEI no celular

Na maioria das vezes, o IMEI vem colado em uma etiqueta atrás do celular ou na caixa do aparelho. 

Dessa forma, basta procurar nesses locais por um código comprido, geralmente antecedido pelo nome “IMEI”. Ressaltamos que esse é um código global e único para cada celular, independentemente de onde foi adquirido ou a localidade do uso, o número será o mesmo por toda a vida do aparelho.

Número de IMEI

A orientação geral é a de guardar ou anotar o seu número de IMEI em um lugar seguro e de fácil acesso. Isso porque esse código será muito necessário em situações de emergências, como quando o celular é roubado, para que se realize o bloqueio do aparelho e o boletim de ocorrência na polícia.

Inclusive, algumas seguradoras pedem esse código para liberar o seguro celular contratado.

Portanto, observe a etiqueta colada atrás da bateria do celular ou na caixa do aparelho e veja a melhor maneira de guardar esse dado para consultá-lo quando necessário.

Consultar IMEI

Em situações que você não consegue verificar o IMEI pela caixa do aparelho ou pelo adesivo da bateria, é possível obter esse número por meio de um código. Para isso, basta:

  • digitar o código *#6#;
  • apertar para ligar;
  • aguardar até o número do IMEI aparecer na sua tela.

Anatel

A Anatel, sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, surgiu em 1997 a partir da Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472). É um órgão do governo que possui a função de regulamentar e fiscalizar as operadoras de telecomunicação e mediar conflitos e interesses entre consumidores e empresas do ramo.

Consulta IMEI Anatel

Consultar IMEI Anatel

Como falamos anteriormente, checar o IMEI do aparelho que você comprou ou deseja comprar é importante para assegurar de que o celular é original e sem restrições.

Para isso, basta pesquisar através do site da Anatel a situação do IMEI e obter todas as informações necessárias. Vale ressaltar que os celulares que possuem 2 cartões SIM possuem dois IMEIs diferentes. Dessa forma, é importante verificar sempre cada um deles.

Bloquear celular pelo IMEI

Em casos de roubo, o bloqueio do IMEI é usado para que os assaltantes não consigam utilizar mais o aparelho e as informações do dono.

Quando isso acontece, o primeiro passo é ir até uma delegacia para realizar o B.O., ou fazer de forma online esse procedimento.

Em seguida, entre em contato direto com a sua operadora para realizar o bloqueio. Para isso, tenha em mãos o IMEI do aparelho roubado e o telefone de contato da sua operadora, sendo:

  • Claro - 1052;
  • TIM - 1056;
  • Vivo - 1058;
  • Oi - 1057.

As operadoras têm até 24h para realizar esse procedimento. Vale ressaltar que o seu número continua ativo, podendo ser utilizado novamente quando decidir ter um novo aparelho. O bloqueio visa apenas interferir na utilização do celular.

IMEI impedido

Se ao checar o IMEI do aparelho que você adquiriu aparecer “IMEI Impedido”, isso quer dizer que o aparelho foi bloqueado por algum motivo, geralmente por conta de algum furto ou roubo.

Portanto, fique de olho ao comprar um aparelho seminovo ou usado, pois existem lugares desonestos que podem estar repassando um celular roubado sem você saber. Caso você identifique uma situação desse tipo, entre em contato imediatamente com o estabelecimento para reverter a compra o quanto antes.

Celular Legal

Para ajudar a evitar esse tipo de prática criminosa, a Anatel criou o programa Celular Legal, que fiscaliza a venda de aparelhos adulterados, irregulares ou roubados.

Esse projeto começou em 2018 e funciona até os dias atuais. Durante a fase de implementação, houve um processo de notificação para fins de regularização dos aparelhos. Após três tentativas de contato sem sucesso, o aparelho seria permanentemente bloqueado.

Rastrear celular pelo IMEI

CEP
Aguardando...
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Outra ação que pode ser realizada através do código IMEI é o rastreamento do aparelho. A maneira que isso será feito vai variar com o sistema utilizado no aparelho.

Para celulares Android, é preciso que a funcionalidade “Encontre Meu Dispositivo” no aparelho esteja ativada. Tendo isso, o caminho é acessar em qualquer navegador o “Gerenciamento de Contas do Google”, ir até o item “Segurança”, em seguida “Seus Dispositivos” e clicar em “Encontrar dispositivo perdido”. Por fim, você seleciona o aparelho que deseja encontrar e um mapa irá mostrar sua localização.

No caso de celulares com sistema operacional iOS, ou seja, os iPhones, basta acessar de qualquer navegador o site Buscar iPhone, iniciar a sessão e aguardar que apareça a localização do seu aparelho.

Importante ressaltar que o Buscar iPhone serve para outros tipos de produtos da Apple, como Mac, Apple Watch, AirPods, iPad e iPod Touch.

Nos dois casos é possível identificar a localização exata, o nível de bateria e se o aparelho está conectado à internet.

Boletim de ocorrência

Como dissemos ao longo do texto, em casos de roubos é importante realizar o boletim de ocorrência junto à polícia para ter mais segurança. Ao realizar esse procedimento, você informa a polícia sobre o ocorrido e, caso eles encontrem o seu aparelho, será mais fácil de identificar e entrar em contato para devolução.

O boletim também vira um documento para provar que aquele aparelho pertence a você, já que nele será necessário informar o número do IMEI para identificação.

Viu como é fácil consultar o IMEI do seu telefone? E sabe o que é ainda mais fácil? Contratar um plano de celular com ligações ilimitadas. Quer saber como assinar? Então veja os planos que temos para você e contrate por aqui mesmo, no Portal Assine, sem dores de cabeça ou ligações intermináveis!

Giovana Fiuza

por

Giovana Fiuza

7/8/23 21:58

Twitter Facebook Whatsapp Compartilhar

Filtre por Categorias

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.