Você sabe qual a diferença entre o roaming nacional e internacional? Venha com o Portal Assine e saiba tudo sobre o que significa roaming.

Na busca por um plano de celular, com internet e acesso aos diversos aplicativos do momento, nos deparamos com alguns termos diferentes. Esse é o caso do Roaming. Por se tratar de uma palavra estrangeira, muitas pessoas têm dificuldade em compreender seu significado.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo sobre o tema, para que você tire suas dúvidas e entenda de uma vez por todas o significado de Roaming. Vamos lá?

O que é roaming de dados?

Sabe quando você vai para outro estado ou país onde não há cobertura de sua operadora, porém você gostaria de utilizar os seus dados de internet mesmo assim? Isso só acontece se ativarmos o roaming de dados do celular.

Através do roaming, a sua linha de celular se conecta a uma rede local e passa a funcionar como se você estivesse no seu DDD original. Assim você consegue usar sua internet e telefonia móvel onde estiver, sem precisar trocar de chip ou operadora durante a viagem.

Para que serve o roaming?

O papel principal do roaming é permitir que você consiga usar seus dados de internet do plano de celular mesmo fora da área de cobertura de sinal.

Porém, para que isso aconteça, existem taxas que variam de valor de acordo com a operadora contratada e o local em que o roaming será ativado.

Dessa forma, podemos resumir o roaming de celular como uma rede de telefonia itinerante, já que há a conexão com redes de internet e telefonia fora do seu local de origem.

Qual a diferença entre o roaming nacional e internacional?

Qual o significado de Roaming

Dentro do conceito de roaming, temos duas classificações: o roaming nacional e o roaming internacional. Confira a seguir a diferença entre os dois conceitos.

Nacional

O roaming nacional é aquele que se restringe aos limites territoriais do Brasil. Dessa forma, é possível ativar o roaming quando você se desloca para um local em que a sua operadora não possui antenas de serviço.

Com isso, o roaming faz a conexão com antenas de outras operadoras existentes na região para que você use sua internet sem problemas.

Importante ressaltar que o roaming não acontece toda vez que você sai de cidade e sua internet funciona normalmente. Ele fica restrito a situações em que realmente não há a cobertura da sua operadora no local de destino.

Diante disso, a Anatel determinou que o roaming de dados nacional não pode ter cobranças extras. Por outro lado, ainda vemos cobranças quando falamos sobre ligações entre estados diferentes, já que são serviços diferentes.

Internacional

O roaming internacional é aquele que permite o uso de dados do seu plano em outros países. 

Quando viajamos, uma questão bastante levantada é: como ter conexão à internet sem ficar refém da Wi-Fi dos estabelecimentos? A resposta é essa: ter um pacote com roaming internacional.

Diferente do roaming nacional, o internacional exige uma cobrança de taxas, por vezes altas. Portanto, vale buscar informações sobre esses valores.

Como ativar o roaming do celular?

O primeiro passo é verificar se seu plano possui a opção de roaming ou ao adquirir um que tenha — você pode trocar de plano através do Assine. Navegue em nosso site e contrate online — 

Em seguida, é necessário certificar de que seu aparelho possui a tecnologia que permite o uso de roaming e que seja compatível com as frequências de internet atuais. Isso você pode checar diretamente com a sua operadora.

Por fim, confira o passo a passo para ativar o roaming em cada sistema operacional:

Android

  1. Clicar em “Configurações”;
  2. Ir em “Conexões”;
  3. Selecionar “Redes Móveis”;
  4. Ativar “Dados em Roaming”.

iOS

  1. Ir em “Ajustes”;
  2. Clicar em “Celular”;
  3. Selecionar “Opções de Dados em Celulares”;
  4. Apertar o botão para ativar o “Roaming de Dados”.

Por que o celular entra em roaming?

O celular entra em modo roaming quando você ativa o seu uso de dados em um local fora da cobertura da sua operadora original.

Dessa forma, a sua operadora contratada utiliza das redes de outras operadoras, que atuam no local em que você está, para permitir que você continue utilizando seu pacote de internet e de ligações normalmente.

Para que isso ocorra, é necessário a união de um plano com roaming incluso e a ativação de Dados de Roaming no seu aparelho.

Como solicitar o roaming nas principais operadoras?

Como falamos, o primeiro passo para ter acesso ao roaming, seja ele nacional ou internacional, é através de um plano que possua esse item incluso.

Os planos Pós-pagos geralmente possuem o roaming incluso em suas mensalidades, portanto, seu uso não implica em gastos adicionais. Já outras modalidades de planos, como Pré-pago e Controle, cobram por esse serviço valores à parte, que variam de acordo com o local em que o roaming será utilizado.

Veja abaixo os contatos das operadoras para solicitar o roaming ou realizar a troca do seu plano:

Vivo

0800 106 2276

Oi

0800 941 9589

SKY

0800 800 2017

Claro

Assine Online

TIM

Assine Online

Como assinar um plano de celular com roaming internacional?

CEP
Aguardando...
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Se você é uma pessoa que costuma viajar bastante, principalmente para outros países, pensar em um plano Pós-pago com o serviço de roaming incluso pode ser uma boa opção. Assim, você não precisa se preocupar com gastos excessivos com uso de dados e ligações durante a sua viagem.

Para escolher o seu plano ideal com roaming internacional, acesse o Portal Assine e vá até a operadora de sua preferência. Por lá você encontra todas as opções de planos e pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

De forma online, você contrata o seu plano de celular e passa a aproveitar todas as vantagens que ele oferece!

Contrate online.

Giovana Fiuza

por

Giovana Fiuza

7/8/23 21:36

Twitter Facebook Whatsapp Compartilhar

Filtre por Categorias

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.