Se você não sabe porque seu celular não conecta no Wi-Fi, nós vamos te ajudar! O primeiro passo é simples e muitos já conhecem: reiniciar o modem. Depois, se o problema persistir, reinicie o seu smartphone. Ainda não resolveu? Bom, então vem com a gente que preparamos um guia completo para lhe ajudar a identificar e resolver problemas de conexão Wi-Fi no seu celular. Vamos lá!

Verificação básica da conexão Wi-Fi

Uma verificação básica da conexão Wi-Fi é fundamental para identificar a origem do problema. Confira abaixo:

  • Reinicie seu celular e modem/roteador: Essa simples ação pode resolver problemas temporários de software que estejam impedindo a conexão;
  • Verifique se o Wi-Fi está ativado no seu celular: Veja se o Wi-Fi está ligada nas configurações do seu dispositivo;
  • Selecione a rede Wi-Fi correta: Certifique-se de que você está se conectando à rede Wi-Fi desejada e que a senha digitada está correta;
  • Afaste e depois aproxime o celular do modem/roteador: A distância entre o dispositivo e o modem/roteador pode afetar a qualidade do sinal.

Problemas comuns de autenticação Wi-Fi

Erros de autenticação são frequentes e podem impedir a conexão Wi-Fi, mesmo com a senha correta. Siga estas dicas para resolvê-los:

  1. Primeiro veja se a senha do Wi-Fi está correta: Digite a senha novamente com cuidado, prestando atenção à maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais;
  2. Redefina a senha do Wi-Fi: Essa medida pode eliminar erros de autenticação causados por falhas na rede. Acesse as configurações do seu modem/roteador para redefinir a senha;
  3. Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente: No seu celular, vá em "Configurações" > "Wi-Fi", selecione a rede desejada e toque em "Esquecer". Em seguida, conecte-se à rede novamente com a sua senha.

Atualizando configurações de Wi-Fi no celular

Mulher sem conexão de internet no celular.

Manter as configurações de Wi-Fi e do sistema operacional atualizadas vai ajudar a resolver problemas de conectividade. Dá só uma olhada:

  • Atualize as configurações de Wi-Fi: No seu celular, vá em "Configurações" > "Wi-Fi" e toque em "Mais opções" (ou ícone de três pontos). Selecione "Atualizar configurações" e aguarde a conclusão do processo;
  • Atualize o sistema operacional do seu celular: Acesse as configurações do seu celular e verifique se há atualizações disponíveis. Instale-as para garantir que o sistema esteja funcionando com a versão mais recente.
VEJA TAMBÉM | Como melhorar o sinal do Wi-Fi

Dicas para corrigir a conexão Wi-Fi no Android e outros dispositivos

Veja algumas dicas para corrigir a conexão Wi-Fi no Android e em outros dispositivos:

Android
  • Desative o modo avião: O modo avião desabilita todas as conexões sem fio, incluindo o Wi-Fi. Veja se ele está desativado;
  • Reinicie o processo DHCP: O DHCP é responsável pela atribuição de endereços IP na rede. Para reiniciá-lo, vá em "Configurações" > "Wi-Fi", selecione a rede desejada, toque em "Avançado" e depois em "Renovar o DHCP".
Outros sistemas operacionais
  • Consulte o manual do seu dispositivo: O manual do fabricante pode conter instruções específicas para solucionar problemas de Wi-Fi no seu modelo;
  • Busque ajuda online: A internet oferece diversos fóruns e tutoriais que podem te auxiliar na resolução do problema.
VEJA TAMBÉM | Internet ta ruim: veja o que pode estar causando problemas na conexão e como ajustar!

A importância de um bom plano de internet

E, claro, um bom plano de internet é a base para uma conexão Wi-Fi veloz e estável! Aqui em nossa plataforma você vai encontrar diversas opções de planos de Internet fibra de operadoras como: Oi, TIM e Vivo. Confira:

Planos de Internet Oi Fibra A Oi oferece planos de internet com velocidades entre 200 Mbps e 1 Gbps, Wi-Fi grátis, telefone fixo e combos com plataformas de streaming e canais de TV.
Planos de Internet Vivo Fibra A Vivo também oferece planos de internet com alta velocidade entre 300 Mbps e 1 Gbps, cobertura nacional, além de serviços adicionais como TV por streaming e telefonia móvel.
Planos de Internet TIM Ultrafibra A TIM se destaca pela qualidade do sinal e oferece planos de internet com velocidades de até 2 Gbps, preços acessíveis, além de promoções e benefícios exclusivos como combos com Max e Paramount+.

Quer mais? Ao contratar um plano de internet com a Vivo Fibra, Oi Fibra ou TIM Ultrafibra, você conta com suporte técnico especializado! Pode ter certeza! Os profissionais das operadoras estão disponíveis para auxiliar na resolução de qualquer problema relacionado à sua conexão, incluindo questões relacionadas a sua conexão Wi-Fi.

E, para consultar a cobertura no Assine é super fácil. Olha só:

  • Na caixa de pesquisa logo abaixo, digite seu CEP e clique em Buscar planos. Nossa plataforma vai te mostrar as melhores opções disponíveis na sua rua;
  • Ligue para a TIM UltraFibra pelo 0800 941 9642;
  • Ligue para a Oi Fibra pelo 0800 941 9643;
  • Ligue para a Vivo Fibra pelo 0800 941 9645.

Tenha um plano de Internet Fibra completo e a garantia de uma infraestrutura de atendimento qualificado para resolver qualquer eventualidade com a sua conexão Wi-Fi. Aproveite!

Perguntas frequentes sobre celular não conecta no Wi-Fi

CEP
Aguardando...
Oops! Something went wrong while submitting the form.

O que fazer quando o celular não conecta na rede Wi-Fi?

  1. Veja se o Wi-Fi está ativado no celular e se a senha digitada está correta;
  2. Reinicie o celular e o modem/roteador;
  3. Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente;
  4. Atualize as configurações de Wi-Fi e o sistema operacional do celular.

Como resolver erro de autenticação do Wi-Fi no celular?

  1. Verifique se a senha do Wi-Fi está correta (maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais);
  2. Redefina a senha do Wi-Fi no modem/roteador;
  3. Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente.

Como atualizar o Wi-Fi do meu celular?

Acesse as configurações de Wi-Fi e toque em "Mais opções" (ou ícone de três pontos). Selecione "Atualizar configurações" e aguarde a conclusão do processo.

Porque o Wi-Fi fica conectado mas não acessa a internet?

O problema pode estar relacionado com o plano de internet contratado. Verifique se o seu plano oferece acesso à internet e se a velocidade contratada é suficiente para suas necessidades. Pode haver também uma instabilidade na rede da operadora. Entre em contato com a sua operadora de internet para verificar a situação.

Jonas Grutzmann

por

Jonas Grutzmann

10/7/2024 9:46

Twitter Facebook Whatsapp Compartilhar