Se você não sabe porque seu celular não conecta no Wi-Fi, nós vamos te ajudar! O primeiro passo é simples e muitos já conhecem: reiniciar o modem. Depois, se o problema persistir, reinicie o seu smartphone. Ainda não resolveu? Bom, então vem com a gente que preparamos um guia completo para lhe ajudar a identificar e resolver problemas de conexão Wi-Fi no seu celular. Vamos lá!
Verificação básica da conexão Wi-Fi
Uma verificação básica da conexão Wi-Fi é fundamental para identificar a origem do problema. Confira abaixo:
- Reinicie seu celular e modem/roteador: Essa simples ação pode resolver problemas temporários de software que estejam impedindo a conexão;
- Verifique se o Wi-Fi está ativado no seu celular: Veja se o Wi-Fi está ligada nas configurações do seu dispositivo;
- Selecione a rede Wi-Fi correta: Certifique-se de que você está se conectando à rede Wi-Fi desejada e que a senha digitada está correta;
- Afaste e depois aproxime o celular do modem/roteador: A distância entre o dispositivo e o modem/roteador pode afetar a qualidade do sinal.
Problemas comuns de autenticação Wi-Fi
Erros de autenticação são frequentes e podem impedir a conexão Wi-Fi, mesmo com a senha correta. Siga estas dicas para resolvê-los:
- Primeiro veja se a senha do Wi-Fi está correta: Digite a senha novamente com cuidado, prestando atenção à maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais;
- Redefina a senha do Wi-Fi: Essa medida pode eliminar erros de autenticação causados por falhas na rede. Acesse as configurações do seu modem/roteador para redefinir a senha;
- Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente: No seu celular, vá em "Configurações" > "Wi-Fi", selecione a rede desejada e toque em "Esquecer". Em seguida, conecte-se à rede novamente com a sua senha.
Atualizando configurações de Wi-Fi no celular
Manter as configurações de Wi-Fi e do sistema operacional atualizadas vai ajudar a resolver problemas de conectividade. Dá só uma olhada:
- Atualize as configurações de Wi-Fi: No seu celular, vá em "Configurações" > "Wi-Fi" e toque em "Mais opções" (ou ícone de três pontos). Selecione "Atualizar configurações" e aguarde a conclusão do processo;
- Atualize o sistema operacional do seu celular: Acesse as configurações do seu celular e verifique se há atualizações disponíveis. Instale-as para garantir que o sistema esteja funcionando com a versão mais recente.
VEJA TAMBÉM | Como melhorar o sinal do Wi-Fi
Dicas para corrigir a conexão Wi-Fi no Android e outros dispositivos
Veja algumas dicas para corrigir a conexão Wi-Fi no Android e em outros dispositivos:
Android |
- Desative o modo avião: O modo avião desabilita todas as conexões sem fio, incluindo o
Wi-Fi. Veja se ele está desativado;
- Reinicie o processo DHCP: O DHCP é responsável pela atribuição de endereços IP na rede.
Para reiniciá-lo, vá em "Configurações" > "Wi-Fi", selecione a rede desejada, toque em "Avançado" e depois
em "Renovar o DHCP".
|
Outros sistemas operacionais |
- Consulte o manual do seu dispositivo: O manual do fabricante pode conter instruções
específicas para solucionar problemas de Wi-Fi no seu modelo;
- Busque ajuda online: A internet oferece diversos fóruns e tutoriais que podem te auxiliar na resolução do
problema.
|
VEJA TAMBÉM | Internet ta ruim: veja o que pode estar causando problemas na conexão e como ajustar!
A importância de um bom plano de internet
E, claro, um bom plano de internet é a base para uma conexão Wi-Fi veloz e estável! Aqui em nossa plataforma você vai encontrar diversas opções de planos de Internet fibra de operadoras como: Oi, TIM e Vivo. Confira:
Planos de Internet Oi Fibra |
A Oi oferece planos de internet com velocidades entre 200 Mbps e 1 Gbps, Wi-Fi grátis, telefone fixo e combos com plataformas de streaming e canais de TV. |
Planos de Internet Vivo Fibra |
A Vivo também oferece planos de internet com alta velocidade entre 300 Mbps e 1 Gbps, cobertura nacional, além de serviços adicionais como TV por streaming e telefonia móvel. |
Planos de Internet TIM Ultrafibra |
A TIM se destaca pela qualidade do sinal e oferece planos de internet com velocidades de até 2 Gbps, preços acessíveis, além de promoções e benefícios exclusivos como combos com Max e Paramount+. |
Quer mais? Ao contratar um plano de internet com a Vivo Fibra, Oi Fibra ou TIM Ultrafibra, você conta com suporte técnico especializado! Pode ter certeza! Os profissionais das operadoras estão disponíveis para auxiliar na resolução de qualquer problema relacionado à sua conexão, incluindo questões relacionadas a sua conexão Wi-Fi.
E, para consultar a cobertura no Assine é super fácil. Olha só:
- Na caixa de pesquisa logo abaixo, digite seu CEP e clique em Buscar planos. Nossa plataforma vai te mostrar as melhores opções disponíveis na sua rua;
- Ligue para a TIM UltraFibra pelo 0800 941 9642;
- Ligue para a Oi Fibra pelo 0800 941 9643;
- Ligue para a Vivo Fibra pelo 0800 941 9645.
Tenha um plano de Internet Fibra completo e a garantia de uma infraestrutura de atendimento qualificado para resolver qualquer eventualidade com a sua conexão Wi-Fi. Aproveite!
Perguntas frequentes sobre celular não conecta no Wi-Fi
O que fazer quando o celular não conecta na rede Wi-Fi?
- Veja se o Wi-Fi está ativado no celular e se a senha digitada está correta;
- Reinicie o celular e o modem/roteador;
- Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente;
- Atualize as configurações de Wi-Fi e o sistema operacional do celular.
Como resolver erro de autenticação do Wi-Fi no celular?
- Verifique se a senha do Wi-Fi está correta (maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais);
- Redefina a senha do Wi-Fi no modem/roteador;
- Esqueça a rede Wi-Fi e conecte-se novamente.
Como atualizar o Wi-Fi do meu celular?
Acesse as configurações de Wi-Fi e toque em "Mais opções" (ou ícone de três pontos). Selecione "Atualizar configurações" e aguarde a conclusão do processo.
Porque o Wi-Fi fica conectado mas não acessa a internet?
O problema pode estar relacionado com o plano de internet contratado. Verifique se o seu plano oferece acesso à internet e se a velocidade contratada é suficiente para suas necessidades. Pode haver também uma instabilidade na rede da operadora. Entre em contato com a sua operadora de internet para verificar a situação.