Você sem dúvidas já utilizou alguma vez uma assistente virtual como a Siri, Alexa, Bixby, Google Assistente ou Cortana, não é mesmo? Afinal, elas são muito úteis para agendar compromissos, selecionar músicas e até mesmo para pequenas tarefas, como acender a luz ou ligar e desligar a TV.
Mas, você sabe como elas surgiram, quais suas funcionalidades e como elas podem transformar as nossas vidas?
Ficou curioso? Fique tranquilo e venha com a gente conferir esse guia completo sobre o funcionamento das assistentes virtuais!
Dia após dia vemos os desdobramentos da indústria 4.0 em nossa rotina. Afinal, atualmente, avanços antes impensáveis nas áreas de machine learning, internet das coisas, automação de tarefas e inteligência artificial são comuns.
As assistentes virtuais, como as que citamos acima, são um evidente exemplo dessa popularização da tecnologia de ponta para dentro de nossas casas.
Podemos dizer resumidamente que um assistente virtual nada mais é do que um software programado para comandar e integrar os dispositivos inteligentes em residências e empresas. Isto é, combinando desenvolvimentos de I.A, machine learning e PLN, eles podem reconhecer e personalizar funções diversas emitidas pelo usuário.
Podendo integrar diversos eletrodomésticos, como geladeiras, lâmpadas, ar condicionado e fechaduras, essa tecnologia promete transformar a maneira com a qual lidamos com as tarefas diárias!
Um Assistente Virtual atua como um facilitador para as necessidades do usuário, economizando o tempo gasto em pequenas ações.
Porém, para que isso aconteça, ele precisa estar conectado a um bom Wi-Fi, capaz de fornecer toda a estabilidade que essa estrutura precisa para se manter fluindo. Além disso, caso você queira realmente integrar seus aparelhos e construir uma casa conectada, é necessário contar com objetos Smart.
Entretanto, ainda que não tenha objetos complementares como TVs e lâmpadas inteligentes, você ainda pode utilizar muitas funções com os Smart Speakers. Esses são os dispositivos que compramos para “abrigar” nossos assistentes virtuais. Alguns exemplos desses speakers são:
Com eles, você pode controlar o seu assistente pessoal com tranquilidade, diretamente do seu celular ou computador por instruções de voz ou texto!
Agora que já falamos um pouco sobre o que é e como funciona um assistente virtual, podemos abordar um pouco mais sobre as funcionalidades e vantagens desses dispositivos.
Quer saber quais são? Continue conferindo nos tópicos abaixo!
Assim como falamos no primeiro tópico, uma das principais funções dos assistentes pessoais virtuais é a integração de dispositivos. Isto é, criar uma sintonização entre todos os aparelhos inteligentes do ambiente.
Por exemplo, é possível programar sua televisão para ligar ao mesmo tempo que a luz na hora do seu programa favorito. Ou, até mesmo, conectar seu celular ao seu Smartwatch para contabilizar todos os dados da sua corrida!
Em empresas, essa integração pode escalar para a relação entre diferentes times e plataformas, facilitando a gestão de tempo e tarefas.
Outra funcionalidade dos assistentes que não poderíamos deixar de citar é a interação personalizada com o usuário.
A partir do Processamento de Linguagem Natural e do machine learning, os assistentes virtuais podem criar uma interação exclusiva, de acordo com a rotina do consumidor.
Esse é um ponto essencial para que o software continue evoluindo e se mantendo útil para as demandas e rotina de seus utilizadores.
Vai sair e precisa saber rapidamente o status da bateria do seu celular ou Echo Buds? Seu assistente virtual também pode te ajudar na gestão de seus dispositivos. Afinal, sua funcionalidade de integração também pode unificar a administração desses aparelhos.
Dessa forma, você se mantém sempre informado sobre as principais atualizações e modificações que seus aparelhos possam ter sofrido!
Quer garantir um assistente virtual para te ajudar em suas tarefas em casa ou no trabalho? Conheça detalhes sobre os cinco mais populares assistentes do mercado com o Assine logo abaixo!
O Google Assistente é um dos assistentes virtuais mais populares do mercado. Lançado em 2016, esse software utiliza a inteligência artificial para integrar diversos dispositivos, como TVs e caixas de som.
Para utilizá-lo para fazer ligações, criar alarmes, listas de mercado ou até mesmo fazer traduções, basta dizer “Ok Google”.
O software é compatível com celulares, tablets, TVs e qualquer aparelho com suporte Google.
A Alexa é a assistente virtual desenvolvida pela Amazon e pertencente aos dispositivos Echo.
Uma das líderes do mercado, a Alexa teve seu lançamento em 2014, já com o foco no suporte às atividades diárias do consumidor.
Assim como o assistente virtual Google, a Alexa é capaz de múltiplas funções, como configuração de alarmes, reprodução de músicas e previsão do clima. Para ativá-la, basta configurar a sua palavra de inicialização, normalmente o seu nome: Alexa.
Porém, caso você deseje uma Smart House, também pode contar com ela! Essa assistente é compatível com diversos aparelhos e com sistemas Android, Windows e Apple!
A Siri é a assistente virtual exclusiva para dispositivos Apple com sistema iOS.
Com ela, o usuário pode realizar diversas tarefas, como criar eventos em agendas, fazer ligações, mandar mensagens e verificar rotas durante uma viagem.
Além disso, caso você possua um Apple Homekit, o framework da Apple também pode trazer integração e tecnologia para sua casa ou empresa!
Procurando uma assistência virtual para seu sistema Windows? É a Cortana a assistente pessoal que você procura!
Com o suporte dela, o usuário pode controlar sua agenda, criar lembretes e localizar e abrir aplicativos no computador.
Como ter acesso a tudo isso? Basta configurá-la em seu PC em “Configurações” e depois em “Conversar com a Cortana”.
Por fim, não poderíamos deixar de falar da Bixby: a assistente virtual dos aparelhos Samsung.
Assim como no caso da Siri, o usuário também pode utilizar o seu suporte para facilitar tarefas do dia a dia e, até mesmo, para criar uma rede sólida para uma casa inteligente!
Você sabia que além dessas assistentes virtuais que comentamos ao longo do texto, ainda existem os assistentes digitais? Porém, ainda que a função de suporte se mantenha, são conceitos diferentes.
Resumidamente, eles são pessoas que trabalham com o atendimento ao cliente online, oferecendo assistência para diversos setores, muitas vezes atuando em home office.
Ficou interessado? Saiba mais sobre a profissão abaixo!
Assim como falamos no tópico acima, o assistente virtual é um profissional que atua digitalmente no atendimento ao cliente.
Algumas das responsabilidades da área podem ser:
O formato tem se tornado muito interessante para empresas e colaboradores, devido à flexibilidade da área.
Quer se tornar um assistente virtual? O primeiro passo é encontrar o seu setor e providenciar o equipamento necessário!
Em seguida, é interessante buscar a sua capacitação: apostar em um curso de informática, contabilidade ou atendimento ao cliente.
Isso feito, chegou o momento de procurar a vaga perfeita! Não se esqueça de construir um bom portfólio para somar ao seu currículo e aumentar sua experiência!
Existem diversas plataformas online especializadas para procurar a sua vaga perfeita como assistente virtual!
Porém, além delas, não se esqueça do poder do networking em redes sociais! Assim, você garante que seu perfil estará sendo visto pelo maior número de empresas possível.
E não se esqueça! Não importa se você está buscando uma assistente virtual para sua casa e empresa ou buscando trocar de área para se tornar um assistente digital. Contar com uma internet de ponta é essencial.
E para encontrar a melhor internet fibra do mercado para despontar na carreira ou tornar a sua casa mais inteligente, conte com o Portal Assine! Aqui, você encontra as melhores opções em conexão por um valor que cabe no seu bolso!
por
Mariana de Castro
2/10/2023 9:39
Relacionados