O 5G já chegou em Belém! As principais operadoras do Brasil já oferecem cobertura 5G na frequência de 3,5 GHz, chamado de “5G puro” na capital do Pará.
A Anatel ressalta que a meta definida para as empresas de telefonia brasileiras é que uma antena possa oferecer 5G a cada cem mil habitantes.
Segundo dados das principais operadoras de telefonia do país, cerca de 70% dos celulares disponíveis em estoque já suportam a tecnologia 5G.
Isso quer dizer que os clientes não precisam trocar o chip, porém, o smartphone precisa ser compatível com nova tecnologia para acessar a rede 5G.
Você sabe o que é o 5G e por que é tão esperado? As redes 5G no Brasil oferecem taxas de transmissão superiores a 1 Gbps e uma grande estabilidade.
A tecnologia promete revolucionar os processos produtivos em diversos segmentos, como:
Espera-se, por exemplo, que a 5G permita a prática de cirurgias remotas. Com a utilização de sensores no corpo humano é possível monitorar e transmitir informações de maneira constante por meio da rede de quinta geração.
Outra área que pode evoluir bastante é a infraestrutura de transporte em áreas como carros autônomos e vias inteligentes. A tecnologia da 5G pode facilitar aplicações em realidade virtual e realidade aumentada.
Também é possível beneficiar uma rede de comunicação que permita a criação e a evolução de diversos serviços digitais em áreas como comércio, finanças e turismo.
Empresas de fast-food já implementaram em alguns países fora do Brasil a entrega por meio de drones. Devido a precisão e confiabilidade do 5G é possível concluir o serviço sem medo de perder o drone por falta de sinal.
Outro recurso que está sendo bastante usado é a conectividade com coleiras de pets para evitar a perda do animal.
As tecnologias 2G e 3G devem ser descontinuadas, mas segundo a Anatel ainda não existe uma data para dar início ao processo de descontinuação.
No entanto, a agência citou que com a consolidação do 5G e a qualidade do sinal oferecido, as tecnologias inferiores deverão desaparecer de forma natural.
No Brasil, operadoras como Vivo, Claro e TIM saíram na frente com a oferta da 5G personalizada.
Fora do Brasil, esse processo já iniciou segundo uma pesquisa da Global Mobile Suppliers Association (GSA). Em 68 países, cerca de 135 operadoras já começaram o processo ou planejam o desligamento dos sinais 2G e 3G.
Como você pode ver, em Belém chegou o 5G, porém, a internet fibra ótica já atende as cidades e estados do norte e nordeste!
Quer um combo de internet com 5G, TV por assinatura e muito mais? Então, acesse o Assine e fique por dentro das opções de planos na sua região!
por
Jonas Grutzmann
7/8/2023 22:14
Relacionados