A cada ano que passa a tecnologia evolui mais e proporciona atualizações ou novos produtos no mercado para facilitar o dia a dia das pessoas.
Um dos segmentos que mais percebe essa mudança é o das telecomunicações, principalmente quando falamos de smartphones.
Não é novidade para ninguém que a cada ano, ou até menos que isso, um novo modelo de aparelho celular é lançado pelas marcas, tendo algumas melhorias e alterações.
Entretanto, vale ressaltar que essas mudanças não ocorrem somente no smartphone, mas também nos itens que o acompanham, como é o caso do chip.
Neste texto vamos te contar melhor sobre os chip, mini chip e nano chip e ensinar a como escolher o ideal para você. Confira!
Com o passar dos anos, os celulares ficaram cada vez mais finos, leves e com opções menores. Com isso, foi necessário repensar também nos tamanhos dos chips para se adequarem a essa nova estrutura.
De início essa mudança gerou certa confusão entre as pessoas, que ficaram em dúvida sobre qual o melhor tipo de chip, como saber quais tamanhos existem, como obter esse novo chip — algumas pessoas começaram a cortar os chips de forma caseira para não precisar solicitar um novo — e assim foi.
Portanto, para não restar dúvidas sobre quais tipos de chip existem, confira nos tópicos a seguir mais detalhes sobre cada um deles.
Atualmente é bem comum encontrar celulares que usam Nano chip,pois é a tecnologia mais avançada até o momento e a que leva o 5G. Mas afinal, o que é Nano chip?
O Nano chip, também chamado de 4FF, é a menor opção de chip, seu tamanho 12,3mm x 8,8mm x 0,67mm. Por isso, a parte que contem as informações cobre praticamente todo o chip.
E você pode ter tanto um nano chip Claro, chip nano TIM, Vivo, Oi e mais!
Suas medidas são de 15mm x 12mm x 0,76mm, sendo considerado o chip de tamanho intermediário.
Por muitos anos esse foi o modelo mais comum nos aparelhos, mas ainda é possível encontrar smartphones que utilizam esse tipo de tecnologia.
Vale destacar que com o Nano chip, o Micro chip parou de ser usado e pouco é produzido.
Já o Mini chip é aquele modelo mais antigo do mercado e amplamente conhecido.
Também chamado de 2FF, o Mini chip possui as seguintes medidas: 5mm x 15mm x 0,76mm.
Por mais antigo que seja, ainda é possível encontrar esse modelo em celulares mais básicos e alguns smartphones.
Se você tem dúvidas sobre como saber qual tipo de chip seu celular ou tablet comporta, não se preocupe, pois é bem simples de descobrir.
Até aqui você já teve informações sobre as diferenças entre chip micro e nano e mini, certo?
Agora basta observar no seu smartphone ou tablet qual é o modelo do cartão SIM que consta na descrição do aparelho.
A partir disso, você tem alguns caminhos, como:
A seguir te mostramos como podem ser feitas alterações no chip.
De imediato podemos dizer que cortar o chip em casa é possível, porém é arriscado e não aconselhável. Isso porque caso o corte seja feito de maneira errada, você perderá todas as informações do seu chip ou correrá o risco de danificar o seu aparelho.
A maneira mais adequada para isso é primeiro verificar se o seu chip possui triplo corte, esta é uma atualização que as operadoras fizeram para otimizar esse trabalho com o tamanho dos chips. Assim a pessoa consegue realizar o corte do chip sem problemas.
Caso não possua, outro caminho é levar até uma loja da sua operadora e pedir para cortar em um equipamento especializado nesses cortes.
Se você não sabe como usar chip pequeno no celular de chip grande, saiba que isso também tem solução.
Nos casos em que o chip precisa ser “aumentado”, a maneira mais indicada para isso é usar o adaptador de chip. Esse adaptador nada mais é do que aproveitar o chip de triplo corte para conseguir o tamanho desejado.
Vale ressaltar que, em alguns casos, mesmo que o espaço para o chip seja o maior (para mini chip), ainda é possível usar os demais tamanhos (micro e nano) sem precisar de adaptador.
O processo para ativar o chip é diferente para cada operadora. Dessa forma, separamos a seguir como funciona a ativação do chip nas principais operadoras do país.
Se você é cliente Vivo, basta inserir o chip com o aparelho desligado, ligar o aparelho e escolher o seu DDD, então aguarde o SMS com seu novo número. Por fim, faça uma ligação para qualquer pessoa para ativar o chip.
Caso você não faça essa chamada, em 7 dias a ativação poderá ocorrer de forma automática.
Veja como fazer pelas principais operadoras:
Os clientes Tim celular precisam seguir este passo a passo:
Já os clientes com planos Claro, o processo é ainda mais fácil, veja a seguir.
Será necessário informar o CPF e ouvir as demais orientações. Em 24h seu chip está ativo.
Se você é cliente Vivo celular, basta seguir o passo a passo:
Por fim, vale ressaltar que esse processo também pode ser realizado em qualquer loja física da sua operadora no momento da compra. E, não se esqueça de conferir as ofertas do Assine, porque aqui você encontra os melhores valores.
por
Giovana Fiuza
7/8/23 22:02
Relacionados