O Chromecast é um dispositivo do Google que permite conectar uma TV à internet e a serviços de streaming.
Além disso, ele também possibilita que você consiga espelhar a tela de um smartphone ou tablet na TV.
Parece magia? Nada disso, continue lendo e saiba mais!
Sendo um facilitador para assistir vídeos, ouvir músicas e muito mais, o Chromecast se destaca cada vez mais no mercado brasileiro.
Lançado em 2013, o dispositivo se diferencia dos demais serviços de streaming por sua praticidade e facilidade de instalação, que acontece direto na sua televisão convencional.
VEJA TAMBÉM | HBO Max virou apenas Max, mas a diversão continua garantida!
O Chromecast funciona pela entrada HDMI das televisões convencionais. Desta forma, elas se transformam em smart TVs pela rede Wi-Fi das pessoas.
Assim, a qualidade das imagens vai depender da sua conexão Wi-Fi. Tenha isso em mente antes de comprar o aparelho Chromecast.
O fato de ter uma televisão normal e poder transformá-la em uma Smart, sem, necessariamente, ter que trocá-la, é um dos maiores custos benefícios desta plataforma de streaming do Google.
Com isso, você poderá ter acesso à internet pela sua televisão, sem pagar muito a mais por isso.
VEJA TAMBÉM | Quantos canais pega uma TV paga?
O Google Chromecast transforma a sua televisão em Smart. Assim, você tem acesso a aplicativos de filmes, como a Netflix, e de música, como o Spotify.
Jogos leves, como Candy Crush, podem ser baixados diretamente pelo aplicativo Google Play Store.
Instalar Chromecast é bem simples e, você mesmo pode fazer isso.
Confira:
Agora, o Chromecast está pronto para ser configurado!
VEJA TAMBÉM | Quanto custa um pacote de TV por assinatura?
Pelo seu celular ou tablet, você baixa o aplicativo Google Home, disponível para Android ou IOS. Ative o Bluetooth e abra o aplicativo com a conta do Google já cadastrada.
Defina a casa ou crie uma nova e selecione no aplicativo o dispositivo com o mesmo nome que está na televisão.
Confirme no aplicativo o número exibido na televisão e escolha a rede Wi-Fi. Ela deve ser a mesma na televisão e no aplicativo.
Pronto, vai ser exibida na sua tela da televisão uma mensagem com nome e horário do dispositivo do celular ou tablet, mostrando que a integração foi feita.
Lembre-se que, para configurar o Chromecast você precisa ter uma internet e rede Wi-Fi confiável e uma conta do Google cadastrada.
Assim você consegue configurar o aparelho na sua televisão convencional e celular.
Por que isso? Simples!
O Chromecast espelha a tela deste outro dispositivo na sua televisão. Por isso a importância de produtos tecnológicos de qualidade e uma rede wi-fi estável e confiável.
VEJA TAMBÉM | O que é melhor, TV por assinatura ou Netflix?
A Amazon Prime, recentemente, também passou a ser compatível com o Chromecast.
Após configurar os dispositivos como já mostramos, basta abrir o aplicativo da Amazon em seu celular.
Selecione o filme ou série que deseja assistir e aguarde a mensagem na televisão de Pronto para transmitir.
Clique em “Assistir agora” na tela do seu celular e acesse os botões como “play e pause” no controle da televisão. Caso queira parar, clique em parar a transmissão.
Existem diversos tipos de Chromecast, como o 1, 2, 3, Ultra e Áudio.
Os 3 primeiros têm pequenas diferenças em design, conexão e reprodução. Já os dois últimos são específicos em reproduzir somente áudio ou imagem em 4K.
Este é o Ultra ou Chromecast 4K. Lançado em 2016, se difere dos demais por ser o único a transmitir imagens de streaming em 4K, HDR 10 e Dolby Vision.
Tem as mesmas configurações dos demais. No entanto, como demanda muita rede Wi-Fi, ele é o único que vem com um cabo de rede, para auxiliar este grande volume de transmissão de dados.
Existe uma página de suporte do Google Chromecast, além do manual do usuário.
De toda forma, a sua instalação é bem simples e não precisa de muito para conectar o aparelho a sua televisão convencional.
Para conectar a versão 4K ou outras mais atuais, é fundamental ter uma internet com grande velocidade de, no mínimo, 20 Mbps.
Por isso, quando for comprar, informe-se sobre a sua banda larga, seu aparelho convencional e smartphone. Todos os três devem ser compatíveis com o aparelho Google Chromecast.
VEJA TAMBÉM | Qual é a melhor plataforma de streaming para assinar?
Para conectar o Chromecast é fundamental usar os fios e conectores que vêm junto ao aparelho. Use o cabo de alimentação USB e o adaptador de energia incluídos na caixa para um melhor desempenho.
No caso do Ultra ou 4K, você pode usar a caixa de alimentação incluída na caixa, pois ele não se conecta a outros cabos USB.
Além disso, você também pode conectar seu Chromecast Ultra a uma rede Ethernet por meio da fonte de alimentação.
Também conhecido como Dongle, o aparelho pode ser encontrado em variadas lojas do Brasil, como Amazon, Americanas e Magazine Luiza.
Como são diversas versões, os preços também variam de acordo com cada cidade e estado.
Por mais que o custo benefício seja muito bom, afinal, você não precisa trocar a sua televisão convencional por uma Smart, é fundamental saber se a sua televisão é compatível com o Google Chromecast.
Ela precisa ter proteção de conteúdo digital em banda larga (HDCP, em inglês) 1.3 ou atualizada integrada ao seu aparelho. A compatibilidade com conteúdo em 4K, deve ter a versão 2.2 da HDCP.
Agora que já sabemos tudo sobre Chromecast, qual é o melhor tipo?
Com certeza é o 4K, não só pela melhor imagem, como também pela possibilidade de fontes alternativas de alimentação, como a por cabo de rede.
Ele também vem com o Google Assistente, uma espécie de Alexa integrada.
Agora que você já sabe tudo sobre o Google Chromecast, está esperando o que para adquirir o seu?
Já imaginou assistir a Copa do Mundo, os melhores jogos de futebol e diversos esportes, seus filmes e séries favoritos e muito mais em sua nova televisão Smart?
Então, adquira seu aparelho Chromecast e assine um plano de internet banda larga fibra e aproveite o melhor do entretenimento.
Garanta a melhor internet fibra óptica com o Assine e navegue na velocidade da luz!
por
Isabella Lanna
7/8/2023 19:49
Relacionados