Sabemos que o mundo da tecnologia não para de crescer e avançar, trazendo sempre novidades para seus usuários. Quando falamos sobre smartphones e internet residencial, isso não seria diferente.
A tecnologia 5G chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já tem feito a diferença na vida de milhares de brasileiros. Com uma conexão mais veloz e estável, a internet 5G tem sido cada vez mais procurada pelos consumidores.
Entretanto, existe uma certa mistura entre os significados de 5G e 5 GHz, quais são seus casos de uso e principais diferenças.
Se você ainda tem dúvidas sobre como funcionam essas tecnologias e se o seu aparelho suporta 5G ou 5 GHz, continue a leitura e confira todas as informações sobre o assunto!
O Wi-Fi 5GHz (gigahertz) não é a mesma coisa que o 5G encontrado nos smartphones. Ele consiste em uma frequência de rede sem fio (Wi-Fi) de curta distância, em sua maioria utilizados em ambientes domésticos.
Existem dois padrões básicos em roteadores de internet sem fio: o 2.4 GHz e o 5 GHz, que é o mais atualizado. Dessa forma, podemos dizer que o 5 GHz é uma versão mais potente, que oferece melhor conexão e desempenho, garantindo mais estabilidade e menos interferências durante o uso.
Como dissemos anteriormente, essas duas tecnologias são diferentes e são utilizadas em contextos distintos.
O 5G é a internet utilizada nos smartphones, sendo o mais novo padrão de internet da categoria móvel. Essa conexão é feita por meio do serviço de dados de uma operadora, através do chip.
Já o 5 GHz se configura como uma frequência do espectro de rádio usada pelos dispositivos Wi-Fi. É uma banda de frequência bem popular, utilizada para conectar os aparelhos de uma residência a um roteador, funcionando somente em rede doméstica.
A confusão entre os termos é algo recente, já que a internet 5G chegou ao Brasil há pouco tempo, enquanto a nomenclatura 5 GHz tem sido vista constantemente.
Quando falamos sobre benefícios, podemos dizer que essa frequência possui bem mais canais e maior velocidade, sendo uma das principais vantagens quando se trata de ter uma conexão mais veloz e com mais estabilidade.
Em situações de pessoas que utilizam bastante streaming para assistir filmes e séries, aquelas que estudam à distância e necessitam de uma videochamada de qualidade, ou quem ama jogar jogos online, apostar no Wi-Fi 5 GHz é a melhor opção. A chance de ter que lidar com falhas de conexão e quedas é muito menor quando se escolhe usar essa frequência de internet em casa.
Após descobrir os benefícios do Wi-Fi 5 GHz, você pode ter dúvidas de como saber se o seu notebook está apto a ter esse tipo de conexão.
O caminho mais simples, portanto, é verificar nas configurações de Wi-Fi do aparelho se a rede aparece. Caso tenha a sua indicação por lá, basta realizar a conexão e aproveitar todas as vantagens que ela oferece.
Entretanto, caso isso não aconteça, é preciso fazer uma investigação mais a fundo para descobrir. Vamos falar de outras opções a seguir!
O prompt de comando nada mais é do que aquela tela preta que aparece quando você quer descobrir algumas informações do notebook ou computador. Por meio dele é possível identificar o endereço de IP e se o aparelho suporta o 5 GHz.
Para isso, siga o passo a passo:
Além disso, é importante ter atenção aos padrões que operam com 5 GHz, que são: 802.11a, 802.11n e 802.11ac.
Neste caso, você precisa:
Outra opção é visitar o site do fabricante e verificar essa informação por lá.
Verificar se o seu celular consegue se conectar a uma Wi-Fi 5 GHz é ainda mais simples!
Não importa se o seu aparelho possui o sistema Android ou iOS, em poucos cliques você identifica essa informação e garante um uso de internet adequado e sem transtornos durante a navegação.
Confira a seguir como funciona o passo a passo em cada tipo de aparelho.
Se o seu aparelho utiliza o sistema operacional Android, é possível identificar através das configurações se há compatibilidade com a tecnologia Wi-Fi 5 GHz. O processo é bem rápido e em minutos você descobre se está utilizando os recursos ideais na sua conexão doméstica.
Para isso, basta:
Se você possui um aparelho com sistema operacional iOS, ou seja, qualquer modelo de iPhone existente no mercado, o processo também é bem fácil.
Para início, para saber se seu iPhone possui acesso à rede 5G, basta:
Há uma maneira de adaptar computadores e notebooks para receber a conexão 5 GHz. Para os aparelhos que não possuem essa tecnologia já embutida, é possível comprar na internet um adaptador de Placa de Rede Wi-Fi para que essa conexão aconteça sem nenhum problema.
Entretanto, quando falamos de aparelhos celulares e smartphones, esse tipo de adaptador não é encontrado. Caso você tenha a intenção de aproveitar todos os benefícios do Wi-Fi 5 GHz ou da internet 5G, o ideal é fazer um upgrade de aparelho e adquirir um que já tenha essa tecnologia instalada.
por
Giovana Fiuza
7/8/23 22:00
Relacionados